Blog

O valor dos talentos internos


Investir no desenvolvimento dos colaboradores é o essencial para o crescimento da organização, uma vez que os funcionários são o maior ativo de uma empresa. Quando ela conta com uma equipe de alto desempenho, alcança melhores resultados. Colaborar para o aprimoramento das habilidades traz retornos diretos para mesma.


Apenas com colaboradores preparados a empresa consegue entregar um trabalho de excelência e qualidade. O desenvolvimento é parte da cultura de valorização dos funcionários, importante não só para o crescimento da indústria, mas também para a retenção. Hoje o mundo está mudando cada vez mais rápido, e a cada instante estamos mais dentro da realidade da chamada indústria 4.0. Qualquer corporação está exposta a essa realidade hoje em dia, e somente com profissionais atualizados e motivados é possível manter a relevância no mercado. É interessante os gestores analisarem que a verba para treinamentos não representa um custo, mas sim um investimento que traz retornos palpáveis a curto e longo prazo.


Com profissionais tendo a possibilidade de galgar posições mais altas e de maior responsabilidade, os resultados de produção são cada vez melhores, de modo que a empresa consegue alcançar suas metas.

Com um bom treinamento, o funcionário sente muito mais confiança para realizar o seu trabalho e analisar processos mais complexos. Como consequência, essa segurança o leva a participar de outros projetos e faz com que ele se sinta mais à vontade para dar sugestões. Ou seja, é um ambiente propício para a inovação.


Profissionais que têm confiança nas suas competências e sabem que são valorizados pela empresa passam a construir um clima organizacional positivo. A partir daí, eles ficam mais engajados em suas atividades e desenvolvem os projetos com maior fluidez. Os colaboradores sentem que são parte importante da organização e conseguem trabalhar melhor não só individualmente, mas também em equipe. Um bom clima organizacional também ajuda a diminuir problemas de saúde, faltas e atrasos.


As avaliações de desempenho ajudam a identificar os pontos a serem desenvolvidos dos colaboradores. A partir dessas informações, os gestores podem propor cursos ou atitudes diferentes que ajudem os profissionais a se tornarem mais completos e, consequentemente, apresentarem melhores resultados. Essas avaliações são retratos claros da performance e do comportamento do funcionário, bem como fornecem insumos para que o gestor consiga propor melhorias.


Empresas que valorizam esse ativo importante interno ganham um profissional com engajamento, confiança, conhecimento de produto e cultura organizacional, pois ele já vivencia a empresa, e está motivado a fazer o seu melhor para alcançar degraus cada vez maiores profissionalmente.


A Tutto vem dando oportunidades a todos para mostrar o seu melhor e fazer merecedores de escalonar cargos na mesma. Não é de hoje que jovens que entraram com cargos operacionais hoje trabalham como lideres. Nossa empresa acredita muito que suas “pratas da casa” que levam os valores da empresa conseguem serem os responsáveis pelos resultados que ela vem fazendo.


Oportunidades por merecimento e pra quem tem a “sede” de conquistar algo mais, e desenvolvimento contínuo dos colaboradores, com oportunidades de crescimento são bandeiras que essa indústria levanta para ser uma empresa cada vez mais colaborativa e sólida.