Blog

Cilindro com Solda Robotizada

Você sabia que:

Robótica é um conjunto de conhecimentos teóricos e práticos que permitem realizar, monitorar e automatizar sistemas baseados em estruturas mecânicas poli articuladas, dotados de um determinado grau de inteligência e destinados à produção industrial em diversas tarefas perigosas.

Os robôs industriais aplicados à soldagem tiveram início na década de 60 na indústria automobilística e eram utilizados na soldagem por resistência; na soldagem ao arco elétrico, a robotização teve um crescimento maior a partir da evolução das máquinas de soldagem, dotadas também de microprocessadores que permitem respostas rápidas às condições de soldagem como corrente e tensão, estabilidade de arco, controle da falha de arco e contato de tocha na peça. Na Europa, a aplicação industrial teve início em 1970-1971, na indústria automobilística.

Da soldagem manual à automatizada

​​​​

Antes de entender a robótica como ferramenta nos processos de soldagem, é importante interpretar as funções que definem o processo dentro de um sistema que passa pela completa interferência do homem até uma monitoração a distância de todo o processo, caracterizando a soldagem manual, semiautomática, automática e automatizada.

As funções que definem a soldagem dentro desses campos são: início e manutenção do arco elétrico; avanço do eletrodo no arco elétrico; controle da energia para a adequada penetração; deslocamento do arco elétrico ao longo da junta; guia do arco elétrico ao longo da junta; manipulação da tocha e correção do arco elétrico em desvios.

O sistema automatizado, incrementado por sensores que monitoram as funções, garante precisão e qualidade da solda, ausência de interferência humana nas possíveis correções feitas durante a soldagem; além disso, permite a movimentação com maior liberdade e versatilidade na condução do arco elétrico do que na manipulação pelo operador, deixando o produto com a percepção de melhor acabamento.

Espero que você tenha gostado de saber que estamos cuidando cada vez mais da sua programação e do produto.

Ah!

Queremos dar um nome ao nosso robô, se você tiver alguma ideia, deixe aqui para nós, Ok?

Um forte abraço da família Tutto

Saiba mais em: http://www.infosolda.com.br