top of page
banner blog.jpg

A diferença entre o cilindro Simples Ação e Dupla Ação


Sabe-se que os cilindros hidráulicos têm a função de transformar energia hidráulica em energia mecânica. Existem diversos tipos de cilindros hidráulicos, para as mais variadas aplicações.


Um dos itens para classificar tais equipamentos está relacionado com a forma de ação que pode ser simples ou dupla.


Nos cilindros hidráulicos de simples ação a potência hidráulica é efetiva em apenas uma câmara do cilindro figura (a).


Cilindros hidráulicos: (a) de simples ação, (b) e (c) de dupla ação


Nos cilindros de dupla ação e haste dupla com o mesmo diâmetro (cilindros simétricos), figura (c) as forças de atuação e velocidades são iguais para carga e vazão de suprimento constantes em ambos os sentidos do movimento. A igualdade entre as vazões de suprimento e induzida constitui uma característica importante para a utilização conjunta com válvulas de controle contínuo direcionais simétricas em funções de controle (sistema de controle hidráulico), uma vez que a melhor característica operacional dessas válvulas está vinculada à igualdade na perda de carga e forças de escoamento em ambas as direções do escoamento (simetria do escoamento). Por essa razão os sistemas de controle hidráulicos utilizam principalmente os cilindros simétricos.


Porém em diversas aplicações de controle hidráulico, devido à falta de espaço para fixação de cilindros de haste dupla simétricos, utiliza-se cilindros de dupla ação assimétricos de haste simples, figura (b) com válvulas direcionais assimétricas ou compensações na malha de controle para tentar eliminar o efeito da assimetria das áreas, que resultam em diferentes perdas de carga.


Acredito que conseguimos mostrar um pouco dessa diferença entre os cilindros de simples ação e dupla ação. Se você achou interessante, então, nossa meta foi alcançada.


Se você gostou desse assunto e quiser saber um pouco mais, é só acessar o link abaixo e verificar a fonte que buscamos esse conteúdo de hoje.


Segue o link:

https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/88367

bottom of page