top of page
banner blog.jpg

Cilindros Hidráulicos e a Gestão Visual na área Produtiva


Para muitos pode ser apenas um quadro branco, mas para nós são infinitas possibilidades.


Conforme o artigo http://bit.ly/gestaovisual, na metade do século XX, os japoneses passaram a investigar e a sistematizar modelos de gestão direcionados, principalmente, aos procedimentos operacionais fabris.


Concomitante a essa busca por melhores desempenhos, foram desenvolvidas propostas que incentivavam a maior participação dos colaboradores no processo, o trabalho em equipe e o uso de instrumentos gerenciais.


Os japoneses até hoje induzem seus operários a pensar e a criar. Para isso, incentivam a criatividade e o acesso a informações.


Desde o início, principalmente após a disseminação da filosofia Lean (que utiliza o gerenciamento visual), a Gestão Visual tem se mostrado importante por buscar meios rápidos e simples que permitam aos envolvidos saberem o estado atual da situação e colaborar com a organização.


O Lean Institute Brasil (2009) define Gestão Visual como um sistema de planejamento, controle e melhoria contínua que integra ferramentas visuais simples que possibilitam o entendimento e permitem, com uma rápida visualização, compreender a situação atual. Isso apoia o trabalho padronizado e a aderência dos processos e viabiliza melhorias.

Por finalidade, a Gestão Visual busca permitir aos envolvidos visualização e compreensão, tornando a situação mais transparente, ajudando a focar em processos e a priorizar o que realmente é necessário. Ela pode também, fornecer informações que gerem ações no ponto da comunicação.


E a manutenção e a atualização de tais informações devem ser feitas pelos que realmente fazem o trabalho, que, na maioria das vezes, são os primeiros a perceber as anormalidades.


As formas de apresentação visuais são ilimitadas, pois os recursos visuais são guiados apenas pelo objetivo de tornar fáceis e acessíveis as orientações, os procedimentos e a comparação do desempenho real versus o esperado.


Essas ações contribuem para novas melhorias (descobertas), melhoram a interpretação do contexto e fazem uso de uma linguagem simples. Isso amplia a participação dos diferentes membros da equipe, além de facilitar a condução para o que é o nosso maior patrimônio, nossos clientes e colaboradores.


Equipes podem se tornam mais eficientes e eficazes quando conseguem visualizar o tema de forma que seja possível interagir comparando dados, localizando padrões e mapeando ideias, pois isso facilita pensar globalmente.


Como falamos lá no início, pode ser apenas um quadro branco, mas para nós é uma forma de fazer algo que possa unir ainda mais a nossa equipe.


Um forte abraço da família Tutto.

bottom of page