Blog

Cilindro Hidráulico ou Pistão? Eis a Questão!

O cilindro hidráulico tem a função de transformar potência ou energia hidráulica em potência ou energia mecânica. Dentre os diversos tipos de cilindros pode-se destacar dois principais: os de ação simples e os de ação dupla. O cilindro de simples ação (Figura l.6a) é assim denominado por ter em um sentido, o movimento por efeito de pressão e vazão hidráulica e, no outro, por outro agente qualquer, que não o fluido hidráulico. Este tipo de cilindro pode ter retorno por mola ou por gravidade. Já no cilindro de dupla ação (Figura 1.6b) o movimento do pistão é feito através da entrada do fluido em qualquer um de seus lados (Palmiere, 1989).


Os tipos de cilindros sempre terão relação ao tipo de segmento e trabalho que você exerce no mercado. Você pode utilizar um cilindro de haste dupla, um cilindro posicional ou até mesmo um cilindro telescópio, conforme nas figuras 1.7.


O Pistão

É importante reforçar sobre o pistão e sua função crucial. Todos os atuadores lineares hidráulicos têm um volume preenchido por fluido contido dentro do corpo do dispositivo, o tubo ou o tambor, e um componente que os movimenta dentro do cilindro chamado pistão ou haste do pistão, chamado prolongamento. Nos dispositivos mais simples o pistão é uma haste cilíndrica que transmite a força da saída diretamente à carga, mostrada esquematicamente na Figura 3.4.


Saiba mais em:

https://repositorio.ufsc.br/bitstream/handle/123456789/77305/106976.pdf?sequence=1

http://meggi.usuarios.rdc.puc-rio.br/teses/MSc08_Juan_Gerardo_Alva.pdf